HOME

EMPRESA

IMPORTÂNCIA

OBJETIVOS

COMPOSIÇÃO

CATEGORIAS

DEMO

CONTATO

 
 
   

 

Composição do IPC NEXION 

 

Seguindo os princípios defendidos por Tagliacarne e respeitando as especificidades sócio-econômicas brasileiras, o FBDE | NEXION serviu-se de sua experiência de mais 40 anos na prestação de serviços de consultoria em marketing e gestão de mercado para mais de 1500 empresas dos mais diversos portes e segmentos de atuação em todo o território brasileiro, para desenvolver o IPC NEXION com a seguinte composição:

 

 

Fonte de informações do estudo
Todas as informações que compõem o Índice Nexion de Potencial de Consumo vêm do IBGE. As publicações pesquisadas são a Pesquisa Anual do Comércio e o Censo Demográfico.


As variáveis utilizadas para a criação do índice são:

 

Variável Origem
População Último Censo - IBGE
Sócio-econômico Último Censo - IBGE
Venda Setorial Última Pesquisa Anual do Comércio - PAC - IBGE


Índice de vendas históricas da categoria (venda varejo) - Tendo por base as informações disponibilizadas pelo IBGE em sua Pesquisa Anual do Comércio, o FBDE / Nexion desenvolveu índices específicos para cada uma das categorias apresentadas nesta publicação. São as seguintes:


- Produtos alimentícios, bebidas e fumo

- Móveis, artigos de iluminação e de residência

- Material de Construção e ferragens

- Farmacêuticos, médicos e cosméticos

- Tecidos, artigos de armarinho, vestuário e calçados

- Máquinas e aparelhos de uso pessoal e doméstico (Eletrodomésticos)

- Veículos automotores, motocicletas, peças e acessórios

- Equipamentos e material de escritório, informática e comunicação

- Combustíveis (combustíveis e lubrificantes)

- Produtos em Geral

Índice de Concentração de Consumo - ICC
Este indicador é obtido pela divisão do índice de potencial de consumo pelo índice de população de cada uma das regiões.

 

Índice de Potencial de Consumo Geral / Índice de População

 

Se o uma determinada área tiver o índice de consumo maior que o índice de população, resultado da operação será maior que um. Isso revela concentração de consumo nessa região.

 

Por outro lado, locais onde o índice de população é maior que o de consumo terão ICC menor que 1.